terça-feira, novembro 28, 2006

Mostra de Doces Conventuais de Alcobaça

Um breve comentário aos extensos panegíricos políticos aos doces conventuais: Alcobaça não é a única mostra de doces conventuais! Em Portalegre também existe e pasmem-se… num mosteiro. Não precisamos de nos pôr em bicos dos pés.
Os nossos Doces Conventuais são um sucesso, por mil e uma razões, que devemos valorizar, mas não é preciso forçar argumentos. O sucesso do evento não reside na originalidade da ideia, mas no facto de a organização ter apostado, muito bem, numa mescla de representações conventuais (a diferença) e representações locais (a emoção). Aí, na minha opinião, está a força da Mostra de Doces Conventuais. A organização vai continuar a desenvolver esta estratégia porque está certa. Quanto ao ruído político da unicidade do evento e candidaturas a património mundial da doçaria… valem o que valem. C’est la guerre!

3 comentários:

Alcobacense disse...

Essa é que é essa...

Anónimo disse...

Graças ao Dr. Rasquilho foi pela primeira vez apresentada no Mosteiro a amostra dos Doces Conventuais.
Estava bonito e estamos todos de parabéns por este evento que vai melhorando .
Parabens ao Dr. Rasquilho pelo excelente trabalho que está a fazer

capeladodesterro disse...

É de elementar justiça que refira a CMA. Tanto mais que não sabemos os contornos da cedência dos espaços do mosteiro. Para todos os efeitos a Câmara pode até ter pago uma renda. Não sei. As portas estiveram abertas e as entradas para o Mosteiro? Terá o IPPAR abdicado das suas receitas habituais... assim num espírito de abertura à comunidade? Parece-me demasiado idílico, mas não quero ser injusto.