quarta-feira, novembro 29, 2006

V Seminário do Património do Oeste será em Alcobaça

A vereadora da Cultura de Alcobaça anunciou na passada sexta-feira a realização do V Seminário do Património do Oeste na nossa cidade. O anúncio aconteceu no final do primeiro dia do Seminário que decorreu em Arruda-dos-Vinhos. Foi um seminário interessante do ponto de vista dos conteúdos, mas também das linhas estratégicas que foram apresentadas por diferentes concelhos e também por particulares. A necessidade de reforçar laços de união no Oeste e projectos comuns foi também uma linha defendida em várias comunicações, caso da do antigo ministro da economia Augusto Mateus.
A tónica esteve muito colocada na relação que o património cultural deve estabelecer com o turismo. Foi também um pouco desse trabalho que fui apresentar. Contei com colegas de mesa de humor e visões intensas, um relacionado com as extraordinárias potencialidades do turismo equestre e outro com a necessidade de preservação e aproveitamento dos faróis do Oeste. A manhá de Sábado esteve reservada para a divulgação de importantes descobertas arqueológicas no Oeste. À distância foi realmente um seminário proveitoso para quem participou, quer como orador, quer como assistente, devido à amplitude dos temas tratados que incluiram inclusivamente o papel dos conservadores restauradores, missão que ficou a cargo de alguém que conheço muito bem...!
P.S. As actas do Seminário anterior no Cadaval foram lançadas nesta altura. A Câmara do Cadaval merece por isso ser felicitada, ainda por cima com um obra de boa qualidade gráfica. Tem inclusivamente alguns artigos relativos ao património arqueológico de Alcobaça e à temática da importância da água para os cistercienses, este da autoria de quem mais escreve sobre o assunto: Pedro Tavares. Trata-se portanto de mais uma obra a indispensável para Alcobaça (ao menos quando falo destas não há polémicas!).
Se quiserem mais alguma informação terei muito gosto em pormenorizar o seminário.

Sem comentários: