sexta-feira, março 02, 2007

"PS quer novas instalações para o Hospital Alcobaça"

"O PS defende a instalação de novas valências no Hospital de Alcobaça e a construção de um novo edifício que substitua o actual com mais de 100 anos.
A proposta do Presidente da Comissão Política, Nuno Pereira, é apresentada no momento em que continua a decorrer o estudo do economista Daniel Bessa à rede hospitalar do Oeste.
No documento, Nuno Pereira defende o regresso do Serviço de Pediatria ao Hospital e o reforço das consultas externas com outras especialidades, como psiquiatria, dermatologia, urologia ou oftalmologia, e a instalação dos cuidados paleativos, cuidados continuados e o reforço dos meios humanos no Hospital de Alcobaça que funciona num edifício com mais de 100 anos, propriedade da Misericórdia. Sobre as condições físicas da unidade de saúde, Nuno Pereira deixa à consideração do Ministro uma reflexão sobre a possibilidade de se construir um novo edificio para instalar um Hospital com 120 camas." in Radio Cistér

Neste momento só me ocorre dizer isto: desconcertante. Nada mais.
Atrevo-me no entanto a dizer que deve ser por tomadas de posição destas que os resultados do PS têm sido tão brilhantes. É verdade que pedir não custa, mas para quem tem acompanhado o esforço de José Serralheiro (creio ser assim) em relação ao hospital do Oeste-Norte, esta pretensão de Nuno Pereira levanta um sorriso e pouco mais...
No entanto, como disse, pedir não custa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Recomendo a leitura na íntegra do comunicado emitido sobre esta matéria.

http://ps-alcobaca.blogspot.com/2007/02/nota-de-imprensa.html

Cumprimentos,
Nuno Pereira

capeladodesterro disse...

Tendo seguido o conselho de Nuno Pereira mantenho aquilo que disse, principalmente no que se refere à posição do PS face ao projecto defendido por José Serralheiro? É que o projecto de um hospital central no Oeste Norte condicionará toda a estratégia das unidades em seu redor.
Para além disso não seria uma prioridade um debate muito mais intenso sobre o Centro de Saúde de Alcobaça?
Cumprimentos

Alcobacense disse...

Bravo, Miguel. Concordo a 100%.
Além do mais este "pedido" do Nuno Pereira vai um pouco ao desencontro do rumo que o nosso governo está a tomar... Que por acaso é apoiado pelo partido dele...
Para mim a ideia do Hospital do Oeste Norte é muito melhor fundamentada. E a redireccionamento para o Centro de Saúde também.

Anónimo disse...

O Hospital Oeste Norte, sendo um projecto já exaustivamente debatido pelo Dr. José Marques Serralheiro, continua desde início a enfrentar a renitência e alguma indiferença daqueles que deveriam ser os principais parceiros, os Presidentes de Câmaras e respectivas autarquias. Perante este cenário, que dura há já alguns anos, onde não se vislumbra qualquer mudança, a sua viabilidade continua seriamente comprometida, para além de não falar da questão financeira que se regista como outro enorme entrave.

Os problemas que identificamos relativamente ao Hospital Distrital de Alcobaça são reconhecidos por todos os intervenientes. Estando a decorrer neste momento um estudo sobre a Saúde na Região Oeste, é premente que se faça sentir junto dos órgãos da tutela a preocupação tida, mas não se deve quedar a participação por apenas esse acto, é necessário que se apresentem propostas indo de encontro às necessidades em termos de valências e serviços no nosso Concelho, que contribuíam assim para o melhoramento da prestação dos serviços de saúde.

As medidas que estão a ser levadas a cabo pelo Governo neste momento no campo da saúde, estão centradas na reestruturação dos serviços de urgência a nível nacional, paralelamente estão a decorrer outros estudos para futura implementação, como é o caso do para a Região Oeste. Independentemente desse facto, o que aqui está em causa é o melhoramento das condições e dos serviços prestados aos utilizadores do Hospital Distrital de Alcobaça, bem como daqueles que ali trabalham, e essa deve ser a preocupação de todos, especialmente daqueles que ocupam cargos políticos, que não só devem ter a preocupação como o dever.

Quanto à importância de um debate sobre o Centro de Saúde também me revejo no mesmo e disponibilizo-me pessoalmente desde já para o mesmo. Espero que esta troca de comentários seja profícua para o esclarecimento dos temas, dado assim azo a um debate que é importante que seja tido, abrindo assim deste modo as “portas” ao melhoramento das propostas não só sobre esta temática como a outras futuras.

Cumprimentos,
Nuno Pereira

capeladodesterro disse...

Claro que é profícua!
De qualquer forma, desejo sucesso a todas as iniciativas que procurem o melhor para o concelho, mesmo que olhe para elas com pouca convicção.
Em relação a Alcobaça estou sempre pronto a que me convençam.
Boa-sorte!

Anónimo disse...

Pois queremos hospital novo, queremos universidade, queremos mais valências, queremos obras por todo o lado, queremos mais estádios de futebol, queremos melhor educação sem estudar, eu sei lá o que queremos.
Queremos disciplina nas escolas mas não a queremos implementar.
Pedir não é dificil e até acho bem quando esse pedido tem algum fundamento.

Que o melhoramento da saúde é uma necessidade incontestavel e quem precisa de recorrer a ela sabe melhor do que ninguém o que isso é.

Mas pedir por pedir para cumprir calendário já me parece questionável.

Não temos gente em Alcobaça que justifique ao poder central fazer grandes investimentos nessa área.
E aí começa o problema.
Todos sabem que Alcobaça está com problemas económicos muito grandes, não tem emprego para quem cá estuda, e por cá ficam os que não querem andar para a frente ou os que não podem fazê-lo.

Portanto haverá sempre uma tentativa de concentração de recursos para que do pouco que temos se faça muito.

Acabei de ler no Tinta Fresca que Leiria tem 2400 alunos no Orfeon.
POis só o Orfeon tem mais alunos que as escolas da Freguesia de Alcobaça.
Espero estar errado, mas duvido com hospitais a 30 km com alguma grandesa se venha fazer alguma coisa em Alcobaça.