quarta-feira, março 28, 2007

A Apresentação do Armazém das Artes

A apresentação do Armazém das Artes foi um encontro emocionante dos alcobacenses com o novo espaço de referência cultural da cidade. Surpresa e entusiasmo foram sentimentos fortes de quem visitou o espaço e participou na comunhão gerada pelas actuações dos artistas, pela vivência do espaço e nas conversas que sempre surgem nestas ocasiões.
Fica também o reflexo de um acontecimento aberto, com a formalidade essencial, mas com uma liberdade muito maior. Esse é o espírito do fundador José Aurélio e esse será também o espírito da fundação, certamente. Para já fica a promessa para todos os que viram nascer o Armazém que vão poder continuar a assistir ao seu crescimento e estar presente em todos os momentos da vida do Armazém das Artes. Para Maio está prevista a inauguração da colecção de escultura. Fica a expectativa de como irá reagir o edifício (também ele escultura) com as obras do Mestre!
A presença de algumas individualidades representa o reconhecimento da dimensão de José Aurélio, naturalmente, mas também um sinal de que o país olha para este projecto com uma expectativa crescente, assim a cidade também o encare e nele participe.

Alcobaça passou a estar dotada de um espaço cultural fantástico e que mereceu o repicar dos sinos do Mosteiro (não sei se propositado! De qualquer forma, parabéns ao Dr. Rui Rasquilho!). O AA será um espaço complementar ao Mosteiro e, em conjunto, prometem ser uma experiência cultural única. É disto que se alimenta a Cultura e, já agora, o turismo…

Parabéns ao Armazém das Artes e à coragem de José Aurélio

6 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabens ao José Aurélio. Gostei imenso do espaço. Repararam na ausência dos elementos da Câmara? Não apareceu ninguém mesmo.Nem o presidente, nem a vereadora da cultura, nem qualquer outro vereador, ou elemento ligado ao PSD... Apenas compareceram, e muito bem, os vereadores da oposição. Parece que este executivo não se importa assim tanto com a cultura neste concelho. Como é possivel não reconhecerem a importância deste espaço cultural?

capeladodesterro disse...

A ausência revela uma flagrante arrogância. Para mim é apenas mais um episódio como as "termas". Mais preocupante é o "seguidismo" de todos os elementos da vereação e do partido, que num sinal de reverência tola ao chefe não compareceram. Infelizmente esta é a realidade em Alcobaça.
Bem podem trazer o Augusto Mateus mais 100 vezes para falar da importância da iniciativa privada e economia... Quando chega à hora da verdade o ego é maior que a causa pública.
Apesar disso... foi mais um episódio. O Armazém das Artes irá ter dificuldades, atendendo à conjuntura local, mas tem tudo para ser um projecto emblemático da cidade. Podemos dizer o mesmo das obras municipais?

Lúcia Duarte disse...

ora viva.
o meu nome é lucia duarte e venho enviar-vos um convite:
no dia 12 de maio vai haver um encontro de bloggers alcobacenses na escola adaes bermudes, pelas 15.30h.
apareçam!

Anónimo disse...

Caro Miguel Silvestre,

Peço-lhe licença para aqui divulgar, e pedir-lhe que divulgue e que não deixe de participar, no evento que o José Alberto Vasco tomou a seu encargo, e que me parece ser uma boa ocasião para trocar ideias e impressões sobre esta nóvel actividade bloguística.

Fica aqui pois uma cópia do post que achámos por bem colocar no Blog do Bazar das Monjas de Coz:

Falar de Blogs em Alcobaça

Por iniciativa e graças ao incansável José Alberto Vasco, que nestas últimas semanas tem andado num autêntico corropio, decorrerá em Alcobaça no próximo dia 12 de Maio de 2007 entre as 15 e 30 e as 18 e 30, o evento A BLOGOSFERA ALCOBACENSE DESCE À CIDADE... NA ESCOLA ADÃES BERMUDES! Esse evento pretende ser um encontro entre blogues e bloggers alcobacenses, sendo aberto a toda a comunidade e a todos os que nessa tarde queiram confraternizar e trocar ideias com alguns dos mais conhecidos bloggers alcobacenses. Naquele evento será também incentivada e apoiada a criação de novos blogues alcobacenses, que no mesmo dia e no mesmo local contará com um computador essencialmente destinado a esse efeito. Até esta data está já confirmada a presença de vários bloggers alcobacenses, estando o evento aberto à participação de todos, pelo que quaisquer contactos com a organização do evento poderão ser feitos para o seguinte e-mail: javasco@sapo.pt

A Rádio Cister dedicará também no próximo Sábado dia 5 de Maio o seu Programa Publicamente, da autoria da jornalista Piedade Neto, integralmente ao encontro de bloguers alcobacensesa este assunto da blogosfera alcobacense. O programa vai para o ar entre as 12 e as 13 horas, e para participar nele o Bazar das Monjas de Coz teve a honra de ter sido convidado. Nesse Sábado, além da Raquel Romão, estarão também os bloggers José Alberto Vasco (blogue Nas Faldas da Serra), Mário Bernardes (blogue MBlog) e Valdemar Rodrigues (blogue Ortogal).

Sara disse...

Por favor ajuda esta causa:
http://codigoverde.blog.com/1738546/
Obrigada!

Anónimo disse...

Pretendo com a minha intervção, corrigir algumas palavras que aqui foram indevidamente e sem respeito pela ética jornalística descritas:
1- A Sra. Piedade Neto não é nem nunca foi jornalista.
2- A rádio Cister se tivesse serviço local teria efectuado no local ( AA) um espaço de antena para dimencionar a notícia, mas infelizmente é a rádio que temos, " Discoteca Pimba" e pouco mais.Pergunto existe algum(a) jornalista naquela casa?O AA deve ser o espaço onde a cultura deve ser idolterada. Parabéns José Aurélio e força, porque em Alcobaça nada funciona a não ser por favores e eu sei de que não gostas desse género de hipocrisia grosseira.