quarta-feira, dezembro 27, 2006

Sem Comentários...

“… e até a televisão… embora menos canina e mais felina ronrona no nosso colo e de seguida rasga-nos o sofá”. In “O Fim da Galáxia Gutemberg” de Paulo Querido, depois de escrever sobre o livro, o jornal e a rádio, como formas de comunicação, tem esta tirada sobre a “televisão domesticada…”
“… A mudança para o pós Gutemberg contribui para esticar o elástico social e deixar culturalmente isolados, ou no pelotão da retaguarda, os actuais letrados que recusem ou não queiram adaptar-se à comunicação – read and write.”Ou seja, “temos que nos pôr a pau com a escrita” – temos quem? Todas as gerações de todas as idades… O que há 2 anos era o limite do avanço, pertence já a outro tempo geracional no acesso ao conhecimento.Consciente disto, a Câmara Municipal vai ter o seu Canal de Comunicação.
Aos que acedem ao Site e que naveguem no espaço cibernético e encontram Alcobaça, desejo as boas vindas, e apelo a uma participação pela positiva, esperando que o ronronar não transforme, depois, o sofá em Fanico.Com espírito aberto, em canal aberto, Bem Vindos… ao nosso contacto…

José Gonçalves Sapinho, Dr. O Presidente da Câmara"

Extraordinário momento de prosa! Ou será antes um Ensaio?! Se há coisa caracteriza o nosso presidente da Câmara na sua relação com os eleitores são as sucessivas provas de confiança no bom-senso e na inteligência dos seus conterrâneos. Não há texto sem avisos, por vezes ameaças, sem críticas veladas ou declaradas, sem palavras autoritariamente a Bold. Na verdade é uma escrita aboslutamente transparente na sua forma elíptica e encriptada repleta de agradáveis referências (como tão bem recordou António Delgado nos seus Ecos e Comentários) e momentos de pura descoberta aqui nas "Fraldas da Serra" ! Humildemente convido todos os que visitam este blog a "uma participação positiva, esperando que o ronronar não transforme, depois, o sofá em Fanico". Assim tem sido em Alcobaça. Uma agradável disposição em Alcobaça para a troca de ideias e discussão das políticas que a todos nos afectam. Com que então Educação e Cidadania? Será que vamos assistir ao regresso da velha palmatória na Universidade Sénior?
Boas-Festas a todos!
P.S. Gostei de ouvir o arquitecto do Rossio ontem na RTP 2... que hábil manipulação de argumentos!

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo como bom alcobacense que é, leva-me a desabafar uma noticia de hoje na radio cister. Noticia essa que tal como eu "temia" há muito veio confirmar a oportunidade de uns,presidente de CMCR,e a distração de outros,o nosso! Anunciou o presidente Costa a construção de uma nova via entre Caldas de Rainha e Benedita, para estreitrar as actividades economicas entre ambas etc..etc.
Lamentavelmente há anos que os partidos politicos da "praça" foram
sendo alertados para a necessidade
de boas ligaões a Pataias,S.Martinho e Benedita.Nunca foi preoritario!Aí está a resposta.
Desculpe e um abraço com desejos de optimo 2007.
nabais

José Alberto Vasco disse...

Está tudo muito engraçado... Só não percebi essa piada dos "momentos de pura descoberta aqui nas -Fraldas da Serra"... É para rir ou para comer às colheres?

capeladodesterro disse...

"As Fraldas da Serra" foi uma alusão á terminologia utilizada pelo nosso presidente da Câmara ao governo! Não era nenhuma piada ao seu blog... que entre outros méritos esclareceu algumas mentes mais confusas! A ideia era rir! Uma vez que foi um post roteiro por algumas pérolas presidenciais!
Abraço José Alberto

capeladodesterro disse...

Amigo Nabais
Agradeço o contributo de uma enorme actualidade e que desencadeou de imediato um dos maiores textos que escrevi neste espaço!
Contribua sempre!

José Alberto Vasco disse...

Caro Miguel: foi precisamente isso que entendi. Só pretendi "meter-me" consigo...

capeladodesterro disse...

Ok! tb me pareceu!