sábado, novembro 11, 2006

A Locosfera

Bem… a analogia não será muito feliz, mas a ideia é que este post fale um pouco dos blogs que, felizmente, constroem e também destroem o nosso quotidiano alcobacense. Essa ambivalência é indissociável do direito de opinião. Daquilo que conheço não creio que existam blogs meramente destrutivos (que têm tanto direito de existir como outros) todos reflectem formas de estar mais ou menos arreigadas de contestação do status quo. Esta expressão faz-me pensar que aquilo que de melhor trouxeram os blogs, a nível local, foi essa capacidade de questionar a actualidade que nos era relatada pelos meios de comunicação locais. Todas as grandes questões de Alcobaça dos últimos anos foram amplamente debatidas nos blogs locais. No meu caso concreto, os que aqui passam recordam-se, talvez até demais, do que escrevi contra estas obras de requalificação do Rossio, outros centraram-se noutras áreas, mas todos expressaram a sua opinião.
Não vale a pena negar que para os titulares de cargos políticos não há nada de mais incómodo do que ter de responder a um blog por isso não o fazem. Os blogs são, na sua maioria, unipessoais e alguns anónimos. Responder-lhes, para os políticos, seria entrar numa personificação da política que não interessa que aconteça fora dos órgãos locais da democracia. É uma questão profunda e complexa que merece um espaço de discussão próprio.
Mesmo um eventual desequilíbrio de forças na blogosfera tende a esbater-se pela tradicional força de acção/reacção. Quando cresce o espaço de crítica aumentará a resposta contrária. Para mim isso é a democracia a trabalhar e será a força das ideias e perspectivas que fará a diferença. Disso não deve fugir a blogosfera nem o poder político.
Como em todos os locais em Alcobaça os blogs reflectem também os gostos particulares dos seus autores e é isso que a torna particularmente rica face à generalidade da imprensa local. Basta navegarem pelos blogs locais para perceberem este facto. Existe ainda outras características que aprecio profundamente:
- São janelas para o mundo, mas também para o nosso interior enquanto seres humanos:
- Se excluirmos a info-exclusão são o meio mais democrático de comunicação. São baratos ou grátis, podem chegar literalmente a todos os que utilizam a net, só dependem do esforço que o utilizador lhes coloca e são uma forma amigável para os leitores/comentadores.
Acham que chega para acabar com a diabolização da blogosfera?

4 comentários:

José Alberto Vasco disse...

Apenas lamento que tanto a "Blogosfera" como a "Locosfera" continuem infectadas e "empestadas" por uma corja de comentadores e opinadores que se escudam num odioso anonimato para publicar a mais indistinta espécie de injúrias. Já se passaram mais de 32 anos sobre o 25 de Abril e de 12 sobre a Queda do Muro de Berlin... Vivemos em Democracia, o que implica fruição adequada da Liberdade e da Responsabilidade...

Alcobacense disse...

E tem alguma solução para isso caro JAV? A internet está acessível a todos e qualquer um pode escrever o que quizer e assinar como também pretender. Ninguém nos pede o BI para escrevermos um comentário. Cada vez somos todos mais iguais e que relega para segundo plano a nossa identidade. O que interessa são as ideias, o que é e como é debatido.
Esta é uma nova realidade que a internet tornou possível. Temos de nos habituar a ela.
No entanto eu tb não concordo com o tipo de injúrias que se têm escrito e com certo tipo de comentários mas isso vai sempre depender do bom senso de cada um.
Este assunto dará "pano para mangas"... A blogosfera é e será sempre independente de identidades. É um local de ideias e não de pessoas.
Mas não discordo completamente do JAV, só refiro que é esta a realidade...

José Alberto Vasco disse...

A solução, caro Alcobacense, está nas mãos de quem gere espaços de intervenção na blogosfera. A nossa intervenção será tão mais credível quanto mais se saiba quem somos, de onde vimos e o que pretendemos. O meu amigo deverá lembrar-se que eu defendo este posicionamento há muito tempo e que, quando comecei a intervir no seu blogue tive até alguns problemas com passageiros anónimos da blogosfera... É claro que eu nunca fugi à luta contra esse género de intervenções e nunca morri por causa disso. Mas se observar com atenção o género de intervenções anónimas e pseudónimos utilizados por algumas pessoas no blogue Do Portugal Profundo confirmará o que digo. Veja também o que se passou recentemente com o Miguel de Sousa Tavares, anónima e vergonhosamente acusado de plágio num blogue. Penso que a sociedade blogosférica só beneficiaria com a subliminar instalação do estado de direito na sua imensa criatividade.

capeladodesterro disse...

Sempre que falamos de blogs invariavelmente esta discussão aparece. É verdade que anda por aí muito spam opinador... há falta de coragem mas também há medo real de retaliações. Há um preço a pagar por ter opinião, pessoalmente muitas vezes fui aconselhado por amigos para moderar o que dizia porque isso poderia-me ser prejudicial.
Não me esqueço de um autarca local que ligou para a rádio a perguntar por informações sobre quem eu era porque não tinha gostado do que tinha dito!
Os blogs são agitadores, especialmente a nível local, porque muitos deles dizem aquilo que a imprensa regional não consegue dizer. O problema dos comentários não é de excesso de liberdade mas de falta dela. Portugal tem de dar passos mais maduros no que a estes domínios diz respeito.
Por aqui não tenho tido problemas de maior... um ou outro excesso de linguagem, mas nada exagerado. Gostava que assim continuasse!